Arquitetura e engenharia: qual a principal diferença?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Saiba com esse blog, qual são as principais e maiores diferenças entre arquitetura e engenharia para não ter mais nenhuma dúvida! 

Sabemos que não é tão fácil distinguir e responder quais as diferenças entre arquitetura e engenharia, já que são profissões que se complementam e relacionam entre si. Mas que mesmo sendo tão parecidas e próximas, possuem suas propriedades. 

Seja na hora de escolher qual carreira seguir ou qual profissional contratar na hora de construir uma casa ou fazer uma reforma, essas dúvidas e confusões sobre essas profissões são muito comuns, então não tem problema se você também se questiona sobre isso. Na verdade, é muito compreensível, já que essas duas áreas têm mesmo semelhanças e se complementam nos mais variados aspectos. Muitas vezes é possível até contratar os dois profissionais para trabalharem em conjunto no mesmo projeto.

Em termos legais, arquitetos e engenheiros civis são os elementos mais importantes e essenciais em uma construção, já que os dois trabalham diariamente executando tarefas que envolvam algum tipo de obra.

E foi por isso que trouxemos esse artigo, para esclarecer de uma vez por todas e acabar com todas as dúvidas a respeito desse assunto! Desta forma, vai ficar mais claro qual é a diferença entre arquitetura e engenharia e você compreenderá também quando contratar cada um deles para o seu projeto. 

O que um arquiteto faz? 

O trabalho do arquiteto é, muitas vezes, reduzido como apenas a disposição e demarcação de espaços residenciais, mas sabemos que é muito mais do que isso.

Os arquitetos são especialistas em planejar todo e qualquer tipo de espaço, sejam privados ou públicos, abrangendo desde residências, urbanismo (assim como o próprio nome do curso diz), corporativo ou industrial, paisagismo e a acessibilidade, seja interno ou externo. São eles que pensam em cada detalhe que aquele projeto vai ter. Exercendo também trabalhados de restauro histórico, parcelamentos de solo e planos diretores.

Seu trabalho, na maioria das vezes, é voltado para a realização de projetos mais visuais, com poucos cálculos. Na faculdade, muitas disciplinas são focadas ao estudo da história da arte, da ecologia, da antropologia, da semiótica, da topografia e da acústica, além de receber embasamento técnico para que consiga definir a viabilidade de seus projetos ainda na fase da elaboração. Para que assim, seja possível de formar profissionais capazes de criar projetos de acordo com todas as questões culturais, funcionais e estéticas, pensando sempre nas necessidades das pessoas e do ambiente. 

O arquiteto também é o profissional que pode atuar averiguando condições de ventilação e iluminação das edificações, determinando os materiais, os pontos de sistemas e a paginação dos revestimentos das obras, além de participar da fase de decoração do ambiente, escolhendo os móveis, cores das paredes e todos os itens decorativos, como quadros e plantas. 

Em cada uma dessas transições do trabalho do arquiteto ele sempre vai estar envolvido com as pessoas, suas preferências e necessidades, logo no início.

O que um engenheiro faz?

Já no curso de engenharia civil, as disciplinas costumam envolver muitos cálculos. Isso ocorre para poder preparar o profissional para líder com projetos e cálculos de estruturas e sistemas complementares de edifícios, rodovias, pontes e também para o gerenciamento de obras.

Sem contar o estudo de desenho técnico, elétrica, hidráulica, geotécnica e administração, com menos aprofundamento nas questões da área de humanas. Sendo esse o ponto crucial entre a diferença do engenheiro civil para o arquiteto. 

O engenheiro civil é quem lida com todos os cálculos que aprendeu, conforme a área em que escolher trabalhar. Em relação as obras arquitetônicas ele irá calcular o dimensionamento de cargas e esforços necessários para a realização dos projetos em questão. 

Sua função também é de contribuir com o trabalho de outros profissionais orientando sobre os projetos de sistema de água, esgoto, telefonia e eletricidade, além do gerenciamento de obras com alta complexidade, como os casos das construções de estradas, ferrovias, barragens, viadutos, entre outros.

Onde esses profissionais costumam trabalhar? 

Tanto os arquitetos como os engenheiros costumam abrir seus próprios escritórios, o que muitas vezes acaba envolvendo uma sociedade entre profissionais das duas áreas para que assim possam oferecer um serviço mais completo. 

Porém, existem diversos segmentos no mercado onde os profissionais de arquitetura e engenharia podem atuar, como construtoras, órgãos públicos, incorporadoras e até indústrias. Há empresas que necessitam apenas dos engenheiros, enquanto outras vão atuar apenas com arquitetos, mas no geral o mercado de trabalho é bem amplo para ambas áreas. 

E como já citado anteriormente, a arquitetura e engenharia se complementam e é assim que projetos de excelência se concluem, quando os profissionais sabem que podem usufruir do conhecimento um do outro sem necessidade de provar quem é melhor, afinal, são diferentes.

Afinal, qual a diferença entre arquitetura e engenharia? 

A grande diferença entre essas duas profissões é que o arquiteto participa mais do ramo criativo, estético, planejamento e desenho da obra, enquanto o engenheiro civil participa ativamente da construção, na parte relacionada à infraestrutura

Qual desses profissionais contratar para minha obra?

Agora você já sabe a diferença entre os profissionais de arquitetura e engenharia e se precisa saber qual deles contratar na hora de idealizar seu projeto dos sonhos, a reposta é: os dois!

Para fazer o cálculo da planta estrutural é necessário um engenheiro, ele é quem vai assinar o projeto para que assim a prefeitura possa validar e aprovar a construção antes dela começar. E ao iniciar a obra, é necessário ir percebendo a complexidade do projeto para verificar se há necessidade de outros engenheiros, como hidráulico e elétrico. 

Após esse processo, o arquiteto será o responsável pelo desenvolvimento da planta, considerando o melhor aproveitamento do terreno a distribuição dos cômodos, a funcionalidade da casa, bem como a ventilação e a iluminação, todos fatores cruciais e importantíssimos para um bom resultado. É ele quem fará uma planta de layout onde terá toda a organização da parte elétrica, hidráulica e do mobiliário. Também haverá uma planta executiva com as dimensões e detalhes do acabamento, cortes com a altura do pé direito, telhado, forros e todos aspectos de como será a fachada.

Terminada essa etapa, entra a fase de decoração, onde é muito comum que o próprio arquiteto já ofereça esse serviço e entregue a planta com esses detalhamentos também.

Desta forma, podemos perceber que ambas profissões podem e devem trabalhar em conjunto, sendo de extrema importância quando se trata de uma obra, construção ou reforma. Afinal, somente quando se envolve com uma obra é que se tem noção da quantidade de detalhes que vão surgindo ao longo processo, como novos investimentos, imprevistos, escolhas de materiais e muito mais. Os arquitetos e engenheiros civis que são os responsáveis pelo seu desenvolvimento da obra de fato, e para isso é necessário muito estudo, conhecimento e expertise para que seja entregue tudo com um resultado satisfatório e admirável. 

E é claro que na D’Oliver Arquitetura e Engenharia você encontra os melhores profissionais de ambas áreas para desenvolver o seu projeto e estar com você do início ao fim, transmitindo muita confiança e responsabilidade e prestando auxílio em tudo o que for preciso. 

Buscamos sempre entregar o melhor sempre com soluções criativas, com foco em alta qualidade e cumprimento de prazos. Somos enraizados pela paixão de construir, de antever dificuldades e de prever soluções com muita transparência, para que possamos fazer parte de boas histórias e de grandes conquistas.

Com a gente, você encontra o pacote completo para o seu sonho. Seja para o seu lar, escritório ou indústria. 
Para escolher uma boa construtora com os melhores profissionais de arquitetura e engenharia, acesse https://doliverobras.com.br/ e solicite mais informações sobre obras residenciais e corporativas. Lá, você encontra nossos portfólios com várias das nossas experiências e pode saber um pouco mais da nossa trajetória! 

Fique atento as nossas novidades e outros blogs sobre obras, construções e muito mais a respeito do universo da arquitetura e engenharia! www.doliverobras.com.br/blog

Fechar Menu