Como fazer cozinha americana? Passo a passo, dicas e 12 ideias para sua cozinha

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Leia este blog e descubra como surgiu, como fazer cozinha americana e conheça 12 modelos para se inspirar! 

Você sabia que é possível transformar a cozinha da sua casa em uma cozinha americana do 0? Esta tendência de design está cada vez mais em alta, principalmente por unir praticidade e dinamismo a cozinha, que acaba se tornando o local da casa para se reinventar e se divertir cozinhando. A principal característica da cozinha americana é possuir espaços mais abertos e integrados com outros ambientes, normalmente com a sala de jantar. 

Para ter uma cozinha americana moderna, organizada e funcional, é necessário estruturar um planejamento desde o começo da ideia até os toques finais da execução. Não sabe por onde começar? Aproveite o conteúdo de hoje e descubra o passo a passo de como fazer cozinha americana!

De onde surgiu a cozinha americana? 

A cozinha americana é mais comumente encontrada em apartamentos ou espaços menores, por ter a característica de ser mais ajustável. A origem desta criação se deu por volta de 1960, em Nova York, quando esses espaços foram inventados para preencher as cozinhas de lofts americanos. A ideia se tornou um sucesso, principalmente por promover a interação com outros ambientes.

A principal ideia da cozinha americana é reunir um imóvel prático e descontraído, onde normalmente as divisórias não existem e a bancada se torna presente, ocupando este lugar.

Dicas de como fazer cozinha americana 

Existem etapas muito importantes a serem seguidas para que você possa fazer uma cozinha americana simples e única. Desde a decoração até as necessidades principais dos moradores da casa, é preciso planejar cada passo e definir as escolhas para sua cozinha americana. Neste blog, você aprenderá os principais passos para se ter um planejamento organizado e funcional. E então, por onde começar?

1a dica: bote as ideias no papel 

O primeiro passo para ter um bom resultado é entender qual é a sua ideia, seus principais gostos e preferências e claro, o que você irá precisar em sua nova cozinha americana. Em muitos casos, é comum que os moradores desejem integrar a cozinha a sala de jantar ou estar. Isso também deve estar descrito no seu planejamento. 

Se você já tiver uma cozinha pronta e quiser transformá-la em uma cozinha americana, irá precisar listar tudo o que inclui este processo para dar certo. Para saber como fazer uma reforma do 0 e ter acesso a lista, baixe nosso e-book gratuito clicando aqui

Agora, se você ainda não tem uma cozinha e quer que ela seja uma cozinha americana, é só continuar lendo o nosso conteúdo para aprender o passo a passo ideal!

2a dica: cuidados com a decoração 

A decoração é um dos tópicos mais pensados, se não o mais, quando falamos em como fazer cozinha americana. Ela que é responsável por trazer o charme para a cozinha e sala integrada, também possui funções utilitárias, e deve ser pensada com calma e cuidado.

Poderíamos fazer um conteúdo completo falando só sobre a decoração da cozinha americana. Ela pode ser feita de variadas formas: 

  • Alvenaria;
  • Tijolos;
  • Vidro;
  • Granito;
  • Gesso.

Entre outros materiais e objetos decorativos. É preciso pensar também na decoração do ambiente próximo a cozinha. Se este ambiente já existe, você deve adaptar a sua decoração a nova cozinha americana. A decoração é, definitivamente, um ponto-chave neste processo. 

A cozinha americana não precisa combinar todos os tons, objetos, formas etc com a sala, mas se eles harmonizarem, o visual fica muito mais bonito e agradável. 

Para concluir esta dica, opte por cores mais claras na hora de decorar paredes, bancadas entre outros itens. Isso ajuda o ambiente se o seu objetivo for a integração, ou seja, a amplitude é valorizada com tons mais claros!

3a dica: pense na rotina dos moradores 

Como já comentado antes, pensar na rotina antes de aprender como fazer cozinha americana é fundamental para que o planejamento não dê errado. Já imaginou gastar muito em um item que não é utilizado? Ou colocar uma bancada que nem todos usam? Fazer esse cálculo evita perda de tempo e dinheiro!

Um dos principais diferenciais da cozinha americana é a característica de poder transformar móveis em funcionalidades. Por isso a bancada vira uma mesa e as divisórias são as aberturas entre um ambiente ou outro. Considere esta característica na hora de avaliar os gostos de cada um e se eles estão dispostos a utilizá-los.

Recebe muitas ou poucas visitas? Fica muito tempo na sala? Cozinha pouco? Responder perguntas como essas ajuda a calcular melhor a disposição dos móveis da sala e dos eletrodomésticos da cozinha, por exemplo. 

Aqui, tudo deve ser pensado considerando a funcionalidade e o conforto. Esses são cômodos bastante utilizados no dia a dia, e devem unir a praticidade com os gostos pessoais dos moradores.

4a dica: móveis planejados! 

Ah, os móveis planejados! Se pudéssemos definir a combinação entre eles e a cozinha americana, diríamos que eles funcionam como um bem-casado. A decoração da cozinha americana com os móveis planejados se torna muito mais harmoniosa, visto que este tipo de móvel é ajustável e preparado exclusivamente para o novo cômodo. 

Visto que a cozinha americana tende a ser menor, os espaços precisam ser preservados. Os móveis planejados ajudam muito bem a manter o fogão, a geladeira e outros eletrônicos em locais estratégicos, facilitando a circulação e a amplitude do ambiente.

Você pode pensar no balcão clássico de divisória da cozinha americana como a mesa de jantar também, ou simplesmente um local mais descontraído para a sala. 

O design de interiores e a arquitetura possuem estudos em relação as melhores formas de se cozinhar através da disposição de móveis, e uma cozinha bem planejada muda totalmente essa forma. Por isso, você precisa definir o planejamento das estruturas de acordo com a forma que gosta de cozinhar, pensando também na sala de jantar ou estar. Isso irá nortear a posição dos móveis e todo o conjunto da obra.

5a dica: e os revestimentos e aplicações necessárias? 

Por último, mas não menos importante, é preciso se atentar ainda com revestimentos e aplicações básicas. Para sua cozinha americana, você pode apostar na alvenaria, principalmente nos balcões. É uma opção mais higiênica e econômica do que armários de madeira, por exemplo.

Neste tópico, devemos destacar a importância de itens imprescindíveis para que sua cozinha americana seja limpa e não cause problemas em outros cômodos. Por ter a característica de ser integrada a sala, devemos tomar cuidado na hora de botar a mão na massa. 

Por isso, cozinhas americanas precisam de coifa sobre o fogão, evitando que o vapor vá para a sala. Além de citar é claro, as instalações básicas: fogão, cooktop, geladeira, pia, etc.

Inspirações de como fazer cozinha americana para você 

Agora que você já sabe os principais passos de como fazer cozinha americana e o que você irá precisar, que tal conferir 12 tendências para te inspirar? 

  1. Cozinha americana com sala de jantar, móveis planejados e itens minimalistas.
Fonte: D’Oliver Arquitetura e Engenharia.

2. Cozinha americana com cooktop e forno integrado, além dos móveis planejados que incluem os eletrodomésticos.

Fonte: D’Oliver Arquitetura e Engenharia.

3. Aqui, a cozinha é integrada com a lavanderia, de forma que os ambientes conversem entre si sem prejudicarem um ao outro.

Fonte: D’Oliver Arquitetura e Engenharia.

4. Sala totalmente integrada com cozinha americana, com ceifa instalada para controlar o vapor. 

Fonte: D’Oliver Arquitetura e Engenharia.

5. Cozinha americana com aplicações em madeira.

Fonte: D’Oliver Arquitetura e Engenharia.

6. Cozinha americana em formato de L, com balcão e espaços para alimentação menores e móveis embutidos na parede como “prateleiras”.

Fonte: Freepik

7. Este modelo de cozinha americana combina madeira com tijolinhos.

Fonte: Pixabay

8. Modelo pequeno de cozinha americana, mais prático e ideal para apartamentos com poucos metros quadrados.

Fonte: Pinterest

9. Cozinha americana com tijolinhos como estrutura para bancada e alvenaria.

Fonte: Arquidicas

10. Cozinha americana com detalhes em madeira que combinam entre a sala e a cozinha, além de revestimento 3D, combinando os dois ambientes também.

Fonte: VivaDecora

11. Cozinha americana em formato de U, facilitando o trabalho doméstico e a organização na hora da preparação. 

Fonte: VivaDecora

12. Cozinha americana sem divisória, com sala de estar em um só ambiente.

Fonte: VivaDecora

Existem muitas formas para aprender como fazer cozinha americana. Elas dependem, é claro, dos gostos dos moradores para o ambiente e da rotina de cada um. É muito importante lembrar que tanto a cozinha americana quanto a sala de jantar ou estar na qual ela fará parte devem conversar entre si. Isso não significa que precisem ser exatamente iguais no que se diz respeito a decoração e estruturação, mas devem combinar. 

Fazer uma cozinha americana é uma tarefa que exige um planejamento bem estruturado e uma execução impecável. Para isso, anotar as ideias no papel não basta, e muito provavelmente você irá precisar contar com uma equipe qualificada para montar seu projeto do início ao fim, que reunirá arquitetos, engenheiros, designers, entre outros profissionais.

Sabia que você pode fazer a sua cozinha americana com a ajuda dos profissionais da D’Oliver? Somos um escritório de arquitetura e engenharia focado em construir projetos, entregando desde o planejamento até os toques finais da execução. Aqui, seu sonho tem todos os detalhes e necessidades atendidas!

Ficou interessado (a) e quer saber mais? Acesse www.doliverobras.com.br e conheça mais do nosso portfólio! 

Fechar Menu