Como fazer instalação de ar-condicionado: 7 passos para não errar na hora

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Com este blog produzido pela D’Oliver, entenda tudo sobre instalação de ar-condicionado. 

Você sabia que, no ano de 2019, aproximadamente 3,53 milhões de unidades de ar-condicionado foram produzidas para uso doméstico, representando 21% de crescimento? O ar-condicionado é um eletrodoméstico que vêm aumentando sua utilização, principalmente por unir praticidade e eficiência. 

Entretanto, o ar-condicionado exige manutenções preventivas e uma instalação adequada, pois caso contrário, pode acabar trazendo mais dor de cabeça para quem decide adotá-lo em sua casa ou no ambiente de trabalho. 

A D’Oliver é uma empresa que realiza a instalação correta de ar-condicionado, e neste blog, irá comentar sobre como funciona este processo e como garantir que ele seja adequado para você. 

Instalação de ar-condicionado: preparação 

Você pesquisou opções, consultou preços, consultou se o local em que você mora suporta o aparelho escolhido e finalmente decidiu comprar um ar-condicionado. O aparelho chegou, mas e agora? Você instala por contra própria ou precisa da ajuda de um profissional?

Antes de iniciar a instalação no seu ar-condicionado, você precisa garantir que um técnico especializado em instalação de ar-condicionado seja o responsável por garantir que o aparelho seja corretamente instalado. A instalação por conta própria pode provocar graves acidentes, além de danificar o novo aparelho.

Existem algumas boas práticas que você deve adotar antes de instalar seu ar-condicionado. Falaremos sobre elas agora! 

Alguns prédios possuem estrutura para receber a instalação do ar-condicionado, mas alguns ainda não comportam essa capacidade. Por isso, antes de realizar a compra do aparelho, é fundamental que você consulte as regras e condições do local em que você mora. 

Outro fator que você deve se atentar é com a instalação externa do ar-condicionado. Falaremos sobre ela mais para frente, mas já adiantando, você deve instalar a unidade externa na varanda ou em alguma parede do lado de fora. Muitos apartamentos não permitem mudança de fachada, e por isso, é importante verificar tudo isso antes de decidir o local da instalação. 

Caso o apartamento em que você mora não tenha a tubulação e infraestrutura exigidas, você pode solicitar que o técnico responsável pela instalação de ar-condicionado faça as alterações necessárias para implementar o novo eletrodoméstico em sua casa.

Instalação de ar-condicionado: carga de energia 

A instalação de ar-condicionado exige uma carga de energia necessária para ser realizada. Para evitar sobrecargas, é preciso ter uma sintonia entre a carga demandada pela instalação do aparelho e pela quantidade suportada nas configurações do seu apartamento. 

Normalmente, a maioria dos prédios já possui uma estrutura específica para o Slipt de ar-condicionado, mas se você mora em uma casa, precisa verificar questões de diâmetro da tubulação.  

Instalação de ar-condicionado: conexão de tubulações 

Falando um pouco mais sobre tubulações, um flange mal feito pode ocasionar na perda de gás, queimando o compressor e trazendo riscos ao ambiente e ao aparelho. 

Uma dica para a instalação de ar-condicionado é utilizar graxa no flange, para que o metal possa ter a aplicação correta e aderência necessária. 

Qual o local ideal para instalação de ar-condicionado?

Depois de verificar a infraestrutura necessária, é hora de medir as distâncias entre unidade interna e externa, com mínimo de 1 metro e no máximo 15 metros de tubulação. É necessário calcular também 5 metros de desníveis. 

O melhor local para instalação de ar-condicionado é escolher um ambiente centralizado, onde ele fique voltado de modo em que o ar circule na melhor maneira. 

Dicas para instalação de ar-condicionado interno

  1. O primeiro passo é instalar o ar-condicionado nas paredes com maior distância entre si, para que o ar seja distribuído de uma forma mais eficiente;
  2. Escolha sempre uma boa posição para limpar o filtro de ar, facilitando a retirada e o processo de higienização;
  3. Não coloque obstáculos perto da saída do ar. Isso prejudica a funcionalidade do aparelho e pode até mesmo danificá-lo. Evite colocar o ar-condicionado próximo a cortinas, móveis e divisórias;
  4. Evite também cruzar o fluxo de ar-condicionado com outros aparelhos. Posicione eles de forma estratégica;
  5. Evite instalar o ar-condicionado interno próximo de fontes de calor (lâmpadas, lustres) e até mesmo sob equipamentos eletroeletrônicos. O risco da água danificar o aparelho é grande, e as fontes de calor podem colocar em risco o evaporador. 

Dicas para instalação de ar-condicionado externo 

  1. Nunca instale perto de locais com gás inflamável e risco de explosão;
  2. O local de instalação de ar-condicionado deve ser bem ventilado;
  3. Assim como na instalação interna, a externa deve evitar a obstrução do ar, evitando demais itens que possam atrapalhar o fluxo do ar-condicionado;
  4. A instalação de ar-condicionado externo deve ser instalada tanto acima quanto abaixo da unidade interna;
  5. O ar-condicionado na parte externa necessita de uma mangueira de drenagem. Ela deve ser instalada sempre abaixo da unidade interna, para preservar o material.

A instalação de ar-condicionado deve ser feita por profissionais especialistas, pois exige técnica e estudo para que não ocorram erros ou falhas que possam desgastar o aparelho e prejudicar a saúde dos envolvidos e qualidade do ambiente. 

A D’Oliver, além de ser uma empresa focada em idealização de projetos de arquitetura, execução de obras e reformas e marcenaria, conta com um time de profissionais especializados em instalação e manutenção de ar-condicionado. Com a D’Oliver, você pode garantir que seu aparelho será instalado por uma equipe que conhece o passo a passo do começo ao fim.

Além de realizar a instalação de ar-condicionado, a D’Oliver realiza manutenção preventiva, fazendo a limpeza também. Em tempos de pandemia, todo cuidado é pouco, e o ar-condicionado sujo pode trazer inúmeros problemas para quem vive no ambiente: tosse, dor de garganta e até mesmo facilitar o contágio com doenças respiratórias, como a Covid-19. 

Se você está pensando em instalar seu ar-condicionado, ou realizar a manutenção, conte com a D’Oliver Arquitetura e Engenharia. Somos especializados para cuidar da sua necessidade.
Acesse www.doliverobras.com.br para conhecer nosso portfólio, sobre a nossa empresa e para solicitar seu orçamento de instalação de ar-condicionado ou de planejamento de arquitetura e execução de obras.

Fontes:

ClimaFrio

Consul

Fechar Menu