O que é EPS e quais as funcionalidades desse material?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Uma imagem contendo edifício, telhado
Descrição gerada automaticamente

Se você ainda não sabe o que é EPS e quais são os possíveis uso dele, esse blog é artigo é para você! Tenha uma excelente leitura.

Muito se fala sobre o que é EPS mas sabemos que muitas pessoas não sabem verdadeiramente o que ele é e quais são seus usos. Esse é um material pouco conhecido e usado no Brasil, mas é bastante utilizado e recomendado nos EUA e em vários países da Europa, devido a sua grande resistência. 

Porém, sabemos que é um grande desafio começar a usar e entender um produto novo na construção, pois gera muitas dúvidas e desconfianças perante novas tecnologias. 

Afinal, o que é EPS?

O que é EPS? Nada mais é do que uma sigla internacional utilizada para denominar o poliestireno expandido, que no Brasil é popularmente conhecido como: isopor! Utilizamos esse nome, pois é uma marca registrada da empresa Knauf e faz referência comercial a todos os produtos desse componente que foi descoberto em 1949 na Alemanha. 

O EPS, ou isopor, é basicamente um plástico rígido, que é resultado da polimerização do estireno em água. Resultando assim em pérolas de até 3 milímetros de diâmetro, que são destinados a expansão, desta forma, quando é destinado ao processo de transformação, essas pérolas chegam a aumentar em até 50 vezes o seu tamanho original, por meio de vapor, juntando-se e moldando-se em diversas formas e formatos.

Principais características 

Esse material conta com várias características muito boas e interessantes, por isso é tão procurado e utilizado em diversas obras e construções espalhadas pelo mundo. Então, listamos aqui para você entender como ele funciona.

  • 100% Reciclável;
  • Excelente isolante térmico;
  • É muito leve;
  • Resistência a envelhecimento;
  • Resistência química;
  • Resistência mecânica;
  • Resistência à umidade;
  • Amortização de impacto;
  • Versatilidade e facilidade de formatação;
  • Facilidade de manipulação.

Onde é utilizado?

Existem várias maneiras que o EPS pode ser utilizado e mesmo que a sua obra tenha sido construída a partir de métodos convencionais e estruturada por alvenaria, o isopor ainda é bem-vindo, visto que ele atua no isolamento térmico e acústico, como também previne o aparecimento de mofo e umidade em diversos ambientes. 

A aplicação das paredes de EPS podem ser realizadas sobre as paredes de tijolos comuns, que após esse procedimento deve receber uma camada de argamassa e pintura posteriormente ou optar diretamente por revestimentos desenvolvidos especialmente por esse material, o qual é muito qualificado pela sua estética e funcionalidade, tanto que as duas opções são contribuintes com o acondicionamento e durabilidade da construção em questão.

Ele também é muito usado em projetos populares, galpões e até mesmo em mansões, por ser uma solução econômica e muito sustentável, tanto que no Japão até existe um complexo de residências que são feitas especialmente de isopor, são 480 casas feitas desse material e que atende a todas as necessidades dos moradores, devido a presença de constantes terremotos.

Dúvidas sobre o que é EPS

Uma das maiores dúvidas que escutamos quando o que é EPS e paredes de isopor é: e não pega fogo? E a resposta é não! Mesmo que o EPS seja advindo do petróleo, os materiais utilizados no sistema construtivo não são do tipo que causa combustão, sendo assim, é seguro para construir sua casa, empreendimento ou ser utilizado em algumas partes dos mesmos. 

Outra questão é se qualquer pessoa consegue instalar. A verdade é que nem todo pedreiro sabe instalar corretamente e precisa de muito cuidado e precisão para esse processo. O indicado é que seja contratada uma empreiteira ou construtora especializada para fazer esse serviço na sua residência ou empresa.

Quais as vantagens do EPS?

Embora ainda haja preconceito com esse material, as paredes e placas de isopor proporcionam diversas vantagens em qualquer obra ou construção. Veja abaixo quais são esses benefícios: 

  • É adaptável a qualquer material, seja ferro, madeira ou alumínio;
  • Tem uma ótima relação custo x benefício;
  • Excelente facilidade de uso, conformação, produtividade e ergonomia;
  • É muito durável;
  • É sustentável (o uso do EPS reduz o gasto de energia e do uso de água);
  • Redução dos deslocamentos e uso de andaimes na construção, prevenindo acidentes.

Desvantagens do EPS

Assim como qualquer outro material, o isopor também possui algumas desvantagens naturais, então, para você ficar a par delas, trouxemos uma relação para te ajudar:

  • Dificuldade de encontrar fabricantes com material de alta qualidade;
  • Devido ao tempo necessário para a procura, o início da obra de isopor pode demorar um pouco para começar;
  • É necessário ter muito cuidado com as instalações elétricas, que devem ser muito bem protegidas;
  • Demanda muito tempo do arquiteto por necessitar de um planejamento completo e busca por mão de obra especializada. 

E quanto a aplicação?

Nesse quesito, para garantir que a aplicação seja feita com qualidade e que todas as vantagens listadas sejam asseguradas, o primeiro passo é buscar um fornecedor responsável, confiável e que tenha experiência na fabricação de EPS para construção civil e que trabalhe com produtos dentro de todas as conformidades de todas as normas técnicas. 

Depois disso, é necessário ter um planejamento de obras completo que tenha calculado a quantidade de placas necessárias e que tenha avaliado a necessidade de um padrão específico. 

É importante saber que os painéis vão prontos para a obra e que o pedreiro ou o responsável pela obra só deve encaixá-los um nos outros, como se fosse um quebra-cabeça, em cima da marcação da obra. É um processo rápido, mas que é necessário tomar muito cuidado e ter atenção para manter o alinhamento correto.

O acabamento da parede é feito com um jato de argamassa dos dois lados com a ajuda de uma máquina específica. Após esse passo, o isopor já se transformou em uma parede sólida com uma resistência de 30% maior que a dos tijolos convencionais que são mais comuns de usar. 

Então, agora que você já sabe tudo sobre o que é EPS, ou isopor – como for preferível chamar, e como ele se comporta nas construções, que tal dar espaço pra ele visto que é uma solução prática e muito produtiva? 

Se você gostou desse conteúdo sobre o que é EPS e tem interesse em saber mais coisas do universo de obras, construção e de arquitetura e engenharia, fique ligado nos próximos blogs e acompanhe a gente pelo site https://doliverobras.com.br/ e nas nossas redes sociais.

Fonte: http://www.epsbrasil.eco.br/eps/index.html

Fechar Menu